5 lições de empreendedorismo que podemos aprender com Breaking Bad

0

Infelizmente já faz um certo tempo que Breaking Bad acabou e nos deixou órfãos de mais uma espetacular e histórica série, mas nunca é tarde para dar uma olhadinha no ‘retrovisor’ e pegar algumas dicas que esse seriado nos deixou, em termos de empreendedorismo. Pode parecer estranho, já que na história se tem de tudo – tudo mesmo – menos um senso claro de empreendedorismo. Porém, para que Walter White pudesse chegar onde chegou e construir o império que criou, ele teve de agir como um empreendedor e utilizar de todas as artimanhas e ideias que conseguisse para poder consolidar seu ‘negócio’. Vamos à elas:

1) Não tenha medo de uma mudança de carreira

                                                    É isso aí – Vou ‘cozinhar’ metanfetamina!

Walter White era um químico brilhante, mas que nunca acabou atingindo seu enorme potencial. Passou sua carreira toda ensinando química em uma escola de ensino fundamental e tinha uma certa mágoa com o que poderia ser e o que se tornou. Porém, quando o momento ordenou uma mudança de rumos, Walter ‘tomou’ uma bela dose de coragem e se transformou em um dos mais respeitados ‘cozinheiros’ de metanfetamina. A ideia aqui é que quando Walter sentiu que precisava fazer uma mudança em sua carreira e percebeu uma oportunidade alinhando sua habilidade com o que o ‘mercado’ pedia, ele não pensou duas vezes e iniciou o seu negócio. Não tenha medo de alterar a rota da sua vida. Confie nas suas percepções e feelings e dê inicio a uma nova jornada!

 

2) Seja apaixonado pelo que faz

Química é a razão de viver de Walter White. É muita válida a afirmação “Sem química, Mr. White nunca existira”, porque ele a respeita e é apaixonado por ela. Se você quer se tornar um empreendedor de sucesso e ver seu negócio crescer, a primeira coisa a se ter é amor pelo negócio. Só assim você conseguirá passar horas a fio resolvendo os problemas e obstáculos que virão a sua frente – e não se iluda, problemas sempre virão.

 

3) Entenda o que sucesso significa e aonde você deseja chegar

Decida um objetivo final e trabalhe seu caminho até ele. Ninguém nunca conseguiu o que queria sem parar para pensar o que estavam tentando atingir. Para chegar ao seu ‘destino’, você precisará de direções e uma rota, que só poderão ser feitas se souber exatamente onde quer chegar. Walter e Jesse começaram sua parceria sabendo quanto dinheiro queriam fazer. Podem acabar ter conseguido alcançar diversos outros pontos além dos imaginados, mas pelo menos sabiam em que sentido e em qual velocidade precisariam trabalhar.

 

4) Não espere que as coisas venham facilmente. Tudo na vida vem com problemas, dores de cabeça e obstáculos.

Ao longo da série são incontáveis os momentos em que Jesse e Walter se deparam com um problema e tem que se virar rapidamente para resolverem. Por isso, entenda que tudo na vida, independente do momento, situação e cenário, virá com uma dose de problemas e obstáculos. Até mesmo oportunidades vêm carregadas disso. Compreenda esse fato, esteja sempre preparado e tenha como mantra a seguinte frase “torço pelo melhor, mas espero pelo pior’.

 

5) Seja minucioso com quem você faz negócios

Não saia fazendo negócios com qualquer um que aparece na sua frente. O começo é difícil e em muitas situações a corda estará no pescoço e o tempo contra você – assim como Walter e Jesse, quando ficaram sem um distribuidor para vender seu ‘produto’ -, mas tenha calma e separe um tempo para estudar sobre seus possíveis clientes. Aprenda tudo sobre eles para que não existam riscos de ser ludibriado ou se meter em uma confusão a troco de nada. Lembre-se, só existe um jeito de fazer negócio. O JEITO CERTO.

Share.

About Author

Busco a simplicidade no complexo e vice-versa. Em tudo. Sempre. A unicidade (seja na visão ou na aplicação) me instiga/provoca, incessantemente, a desvendar um par, um oposto, uma contradição ou, até, um "ponto de fusão". Seja para complicar, seja para simplificar. O que seria da vida com um só ponto de vista?

Leave A Reply