As melhores campanhas natalinas de 2015

0

Ah, o espírito natalino. Essa época, que é a mais importante do ano para a maioria das marcas, sempre traz uma enxurrada de filmes e campanhas voltados para o Natal, e, como sempre, alguns deles são incríveis.

Com as extensas listas de compras para o dia 25 de dezembro, todos querem garantir não só seu lugar no carrinho de compras, mas também um lugar no coração do consumidor, visto o caráter emocional do feriado. Tentei reunir aqui as “melhores” campanhas sob o critério de observar quais delas conseguiram abordar a data de um jeito fora do convencional, afinal, é muito fácil cair no clichê família-presentes-emoção-institucional-magia. São trabalhos que emocionam, inspiram e também fazem rir, porque ninguém é de ferro.

Se Papai era uma mulher

Um assunto muito abordado durante 2015 foi a igualdade de gêneros. A luta pelo fim do preconceito, da violência e da discriminação contra a mulher tomou os holofotes diversas vezes em campanhas de várias marcas, que buscaram conscientizar a sociedade e empoderar o movimento feminista. A agência Anomaly de Londres, que apoia a igualdade da mulher no mercado de trabalho com a criação do posicionamento #MoreWomen, lançou um filme com cara de experimento social para este Natal. Foram reunidas crianças, para as quais foi feita a mesma pergunta: “Se Papai Noel fosse uma mulher, você acha que ele conseguiria fazer seu trabalho?”. O resultado foi o abaixo:

Cliente: Anomaly. Agência: Anomaly London.

A garrafa de presente

Como de costume, a Coca-Cola conseguiu chamar a atenção e viralizar nas redes sociais com sua campanha de Natal. The Gift Bottle é uma edição especial de embalagem  na qual o rótulo se transforma em um laço, fazendo da garrafa uma bela Coca-Cola embrulhada para presente. O videocase abaixo (um pouco enfeitado demais, convenhamos) foi lançado para acompanhar a ação.

Cliente: Coca-Cola. Agência: Ogilvy & Mather Colombia.

Início Kommen

Tente não chorar (muito). Com o nome de “Volte para casa”, o seguinte filme foi feito para a rede alemã de supermercados, Edeka e mostra o Natal por uma perspectiva que vai contra aquela visão feliz difundida pela maioria dos comerciais natalinos (o filme está em alemão, ative as legendas para poder acompanhar melhor).

Cliente: Edeka. Agência: Jung von Matt/Elbe (Alemanha).

Battle for manhã de Natal

Com direito a C3P-O, R2-D2, Stormtroopers e muito mais, este filme épico da Duracell mostra o poder da imaginação, juntando o Natal com Star Wars. Com cara de comercial de Super Bowl, a produção traz efeitos especiais elogiáveis.

Cliente: Duracell. Agência: Anomaly New York.

Homem na Lua

A rede de lojas John Lewis apostou em um roteiro emocionante para contar uma história de Natal nada comum: a de uma menina que vive a observar em seu telescópio um homem que vive sozinho na lua.

Cliente: John Lewis. Agência: adam&eveDDB London.

Natal de O Boticário

O Boticário vem lançando ótimos filmes ultimamente, corajosos. A marca defende um posicionamento contra qualquer tipo de preconceito (vide o polêmico filme para o Dia dos Namorados). Aproveitando-se deste momento da marca, o filme abaixo utiliza-se de um ótimo roteiro e texto para mexer com as expectativas do espectador e entregar uma bela mensagem.

Cliente: O Boticário. Agência: AlmapBBDO (Brasil).

Pedir desculpas para os feriados

Eu tinha que terminar com algo mais leve. Quer dizer, é mais leve para mim, existem seres vivos sofrendo com isso. O filme de Natal da Temptations, uma marca de comida para gatos, mostra como os bichanos sofrem nesta época do ano e estimula os donos a pedirem desculpas e compensarem os danos.

Cliente: Temptations. Agência: adam&eveDDB London.

 

 

Share.

About Author

Sim, já ouvi todos os trocadilhos possíveis com o meu nome (inclusive pensei vários deles eu mesmo). Sou redator publicitário, gosto de café, filmes, café, séries, café, escrever (dã), café, cerveja e café. [Insira frase com sacadinha e piada pra finalizar a descrição].

Leave A Reply