Community Manager vs. social Media Manager. Qual é a diferença?

0

Quando estava em época de transição para São Paulo e procurando algumas vagas, percebi a quantidade gigantesca de nomenclaturas diferentes para diversos tipos de cargos em uma agência de publicidade. “Será que não é tudo a mesma coisa?”, eu me questionava. Isso porque os requisitos para a vaga pareciam os mesmos, então não tem porque o nome da vaga ser diferente. No meio de tantos nomes, cargos e afins, o que mais me chamou atenção foi  Community Manager e Social Media. Afinal, qual a diferença?

O que cada um faz:

Social Media: Um profissional de social media, desenvolve e executa uma estratégia de mídia social claramente definido para a marca, além de conduzir uma experiência integrada em todas as plataformas de que ele define necessário para a marca. Além disso, busca desenvolver estratégias transversais com o marketing tradicional, gerando oportunidades para a marca, para posteriormente criar engajamento positivo do seu cliente x consumidor.

6a00e54ee3905b883301675f7fa1ae970

Community Manager: É o profissional encarregado de gerir uma comunidade e/ou plataforma específica para o negócio. Ele, é a pessoa responsável em certos aspectos dos meios de comunicação social, como a de produzir diretrizes e estratégias que refletem uma compreensão do papel das mídias sociais e seus efeitos, para assim  desenvolver programas abrangentes de relações públicas digitais para clientes.

Social-Media-Management

E a diferença?

O Community Manager  nada mais é do que um construtor de relacionamentos. Esta pessoa se envolve diretamente com seus clientes, tentando conhecer melhor a o “rosto” de cada um e ver quem são os principais membros da sua comunidade (Quem são esses consumidores? Como eles se comportam? Quais são os meios e linguagem que devemos usar para abordá-los?).

Esse profissional nada mais é do que o rosto de humanização da marca no espaço digital e o defensor interno para os clientes. Eles são responsáveis por construir e cultivar relacionamentos com os principais membros e facilitar o envolvimento com o seu público e/ou consumidores.

community_tareas

Por outro lado, o Social Media é mais do que um estrategista. Ele é quem diariamente monitora as mídias sociais para criar e alinhar estratégias em diferentes meios de comunicação. São eles quem seguem os sucessos e fracassos de mídia social, e a partir disso, utiliza dados para sempre criar uma nova estratégia a partir dos dados coletados. Também, são eles que constantemente podem criar ou estar na curadoria de conteúdo para redes sociais.

Como um Community Manager gasta o seu dia:

  • 35% de audição e conversação
  • 25% de pesquisa e estratégia de planejamento
  • 20% da criação e curadoria de conteúdo
  • 10% a colaboração da equipe
  • 10% analytics

Como um Social Media gasta o seu dia:

  • 30% respondendo a e ajudando consumidores/clientes finais
  • 30% escrevendo ou fazendo a curadoria de conteúdo social
  • 20% estratégias e planejamento
  • 10% analisando o desempenho social
  • 10% colaborar com os membros da equipe

Em resumo, um Social Media cria o conteúdo para atrair e construir sua comunidade, enquanto o Community Manager encontra as pessoas certas para atingir e se envolver com o público. Ambas as funções têm sobreposição de responsabilidades quando se trata de prestação de serviço ao cliente e interagir com os público final, porém ambos fazem isso de maneira estrategicamente diferente, um complementando o outro, é claro.

Social_Media_Manager4-1200x750
Como saber em qual perfil eu me encaixo? 

Ambos os cargos precisam ter uma noção básica de planejamento e ter facilidade em se comunicar tanto com o público quando com o cliente. Para o Community Manager, suas principais características partem do ser crítico, analítico e ter a capacidade de crescer a rede, conhecendo bem o seu público.

Para o Social Media, a capacidade do “jogo de cintura”, na resolução de algum problema, saber fazer a curadoria de conteúdo social a partir dos resultados obtidos e claro, sempre pensando em novas formas de como fazer a interação do seu público com a marca de modo positivo.

E mais do que tudo isso, ambos os profissionais devem acreditar na marca para que possam passar aos seus consumidores. É o que chamamos de “amor a marca”.

Fonte apoio: Sproutsocial 

Share.

About Author

Gaúcha, 23 anos. Estudante de Publicidade e Propaganda, vivo em São Paulo, mas amo o Rio de Janeiro. Comunicativa, adoro ter amigos perdidos em vários cantos do país. Viciada em redes sociais, gosto sempre de estar conectada com o mundo. Chega mais, vamos conversar ;)

Leave A Reply