Muitas te desejam sucesso. Você também quer ter sucesso. Mas, você sabe o que é sucesso?

0

Quando alcançamos um sonho antigo, ou quando ganhamos algo muito significativo ou até mesmo em datas especiais como aniversário e fim de ano, é muito comum que nossos familiares e amigos nos desejem alegrias, saúde e sucesso. Meio que uma carta marcada nas felicitações, desejar ao outro sucesso, apesar de clichê, é sempre bem-vindo porque, afinal, quem é que não quer ter sucesso na vida, não é mesmo? Aposto que você que está lendo aqui comigo agora, lendo o texto, também quer a sua parcela de sucesso na vida, correto? Mas, aproveitando que tenho um pouco da sua atenção, deixa eu perguntar, você já parou para pensar o que é ‘sucesso’? Ou melhor, o que é ‘sucesso’ para você?

6f7c4d5f028f7cdcf95db1eec42d5cad

Eu sei, é interessante como todo mundo quer isso, mas pouquíssimos sabem o que ‘isso’ é. E se não sabe o que é, como vai saber que conquistou/alcançou? Difícil. Por isso quero mostrar alguns caminhos de como chegar a definição do que é, realmente, o tão sonhado ‘sucesso’.

A primeira coisa a entender é que não existe um conceito fechado do que é ‘sucesso’. Assim como não existem duas pessoas exatamente iguais, não existem dois conceitos de sucesso exatamente iguais. Cada um tem o seu. Logo, o primeiro passo é exatamente esse. Entender e aceitar que o conceito de sucesso de Warren Buffet/Steve Jobs/Bill Gates (e etc.) não são, e não serão, igual ao seu. Pode ser que estejam alinhados em alguns momentos, mas nunca serão exatamente iguais. Entendendo isso, fica mais fácil aceitar quem você é, onde quer chegar e qual é a sua definição de sucesso.

Compreendendo o primeiro passo, agora é entender quais são seus objetivos. A maioria das pessoas vive a vida profissional quase que à deriva. Vão sendo levados de onda em onda, sem o mínimo de planejamento ou estratégia. Isso acaba levando a frustrações e vidas profissionais infelizes. O que eu quero dizer com isso é que, essa vida profissional bagunçada só acontece porque a maioria das pessoas não faz ideia de quais são seus objetivos (e não há como saber o caminho certo, se não sabe onde quer chegar). Trace seus objetivos profissionais. Defina o que é importante para você em um emprego, o que quer aprender, onde quer chegar, como quer ser visto e reconhecido. Pense em tudo isso no curto, médio e longo prazo (use suas próprias métricas, mas em geral se usa 5, 10 e 15 anos). Sabendo onde você quer estar, escolher os caminhos e estratégias é muito mais simples.

Antes de passarmos para o próximo passo, gostaria de destinar um parágrafo só para a questão do dinheiro. Hoje em dia, mais do que nunca, o dinheiro ocupou um pedaço significativo das nossas vidas e, novamente, para uma grande parcela das pessoas ele é a representação máxima de sucesso. Muita gente passa a vida correndo atrás de dinheiro (às vezes nem precisando mais fazer isso) e chega ao final do dia infeliz, cansado e completamente desestimulado porque, é claro, amanhã começa a correria frenética de novo, e de novo e de novo… Não quero vir aqui e dizer que ganhar dinheiro não pode ser o seu significado de sucesso; ele pode. Mas são poucas pessoas que realmente gostam de viver atrás de dinheiro (que entendem isso como sucesso) e que, ao final do dia, se sentem realizadas por ter feito uma maratona louca para conseguir cada vez mais dinheiro. Apenas pelo dinheiro em si. O que eu proponho é que você faça uma reflexão. Sucesso para você é ganhar muito dinheiro, ou ser reconhecido como um dos melhores em sua área? É ganhar muito dinheiro ou é ser um dos pensadores mais influentes sobre um determinado tema? É ganhar muito dinheiro ou é ter uma independência financeira? De novo, não digo que uma coisa não esteja relacionada a outra, mas sim que o seu foco será diferente. Tendo foco no dinheiro, sua vida será devotada a busca dele. Já com foco em ser o melhor na sua área, sua vida será concentrada em aprendizado e superação (e o dinheiro será consequência, não objetivo. Consequência). Por isso, destine um tempo maior para entender o papel que o dinheiro tem em sua vida e em sua definição de sucesso. Por experiência própria, posso dizer que já coloquei o dinheiro como objetivo profissional, mas hoje tenho certeza que de ele não é meu verdadeiro objetivo. Ele é consequência de tudo que quero alcançar na minha vida. E para você?

O último passo é simples. Coloque seus objetivos e estratégias em uma folha de papel e tenha uma visão completa do seu futuro. Aprecie, reflita, analise com cuidado. Tudo faz sentido? Então agora observe a evolução que você desenhou em sua carreira (curto, médio e longo prazo) e traduza isso em uma frase! Por exemplo, percebeu que a sua evolução de carreira é muito ligada a crescimento profissional em uma empresa? Então sucesso para você, provavelmente, é evolução, sensação de amadurecimento e crescimento. Ou se você viu seu planejamento de carreira (exatamente, isso que fizemos nos dois passos anteriores é um planejamento de carreira! Simples, mas ainda sim um planejamento! Fácil, não?) e percebeu que existe um forte traço de que você quer ter mais conquistas materiais; então, provavelmente, sua definição de sucesso é melhora na qualidade de vida e independência financeira!

Bem, agora você já sabe como começar a desenhar sua carreira futura e como ter uma ideia de como definir o que é sucesso para você. Claro que é preciso algo ainda mais profundo para poder definir com certeza o que é o sucesso para cada um, mas fazendo esse exercício simples em casa, já da para ter uma ideia do que se quer e como correr atrás disso! Espero que, daqui para frente, seja mais fácil e orgânico o crescimento profissional para cada um.

Share.

About Author

Busco a simplicidade no complexo e vice-versa. Em tudo. Sempre. A unicidade (seja na visão ou na aplicação) me instiga/provoca, incessantemente, a desvendar um par, um oposto, uma contradição ou, até, um "ponto de fusão". Seja para complicar, seja para simplificar. O que seria da vida com um só ponto de vista?

Leave A Reply