Prazer Lynda! A plataforma que vai mudar a sua vida

0

Nos tempos de hoje, é engraçado nos lembrar que durante muitos anos os cursos on-line foram “tachados” de superficiais ou até mesmo frívolos.

Entretanto, os cursos e-learning são de uma modalidade de ensino a distância que possibilita a auto-aprendizagem através da medição de recursos didáticos, sendo eles sistematicamente apresentados em suportes tecnológicos de informação totalmente veiculado pela internet.

As principais vantagens em fazer um curso on-line, são certamente as razões pelas quais este método tem sido tão procurado, tais como: reduzir custos, minimizar tempo, aumentar a autonomia, criar a independência individual do interessado e contextualizar o ensino de forma a democratizar o acesso à educação.

Eu Daniela, particularmente comecei a escrever um blog, e a partir deste projeto inicial eu passei a escrever em outros canais, até que hoje escrevo profissionalmente para diversos sites, revistas e jornais eletrônicos, mas, tudo isso aconteceu e as oportunidades vêm aparecendo por meio de cursos que fiz e continuo participando virtualmente, por Instituições de Ensino e Portais tais como o da Lynda.

Para quem não conhece o site da Lynda, ele oferece cursos e tutoriais on-line em diversas áreas de atuação, desde design, fotografia, animação, empreendedorismo, TI e outros segmentos. O Portal existe há cerca de 20 anos, porém somente agora ele faz parte do grupo LinkedIn. O acesso não é gratuito, paga-se um valor mensal de aproximadamente US$25,00 por mês, porém é possível fazer um teste de simulação por 10 dias gratuitamente.

lynda_linkedin

O site da Lynda, certamente é o que mais vale a pena com relação a custo x benefício, além de podermos nos especializar em algum assunto que não tínhamos conhecimento no passado, ou então não temos experiência o suficiente para encontrar uma oportunidade futura, sendo até mesmo aquela oferta de trabalho tão sonhada.

Eu, particularmente tive que montar o meu blog pessoal sozinha, e eu não quis pagar um profissional para configurar a página, e também fiz questão de comprar a hospegadem (domínio) por conta própria, foi tudo na base de “testes” e muita dedicação. Confesso que toma um tempo imenso para administrar um blog do zero, ou até mesmo transferi-lo de uma plataforma para outra. Então, todos os cursos que fiz pela Lynda certamente fizeram a diferença no aperfeiçoamento das minhas ‘skills’.

Assim como também já vi depoimentos de colegas dizendo que comprou uma câmera fotografíca X, e não sabia usar direito, e atráves da Lynda aprendeu a editar, fazer jogos de iluminação, trabalhar arquivos, montagens e até Photoshop.

Diferente de outros sites de e-learning, o destaque da Lynda é que todos os cursos possuem exercícios, ou seja, dependendo do plano que se tem, é possível baixar os modelos dos arquivos e realizar os testes no nosso próprio computador. Obviamente, isso ajuda muito porque a parte teórica é sempre agregadora e colocar em prática o que se aprendeu virtualmente pelos tutoriais faz toda a diferença na hora de efetuar algum exercício simultâneo com o professor virtual.

Com relação aos cursos da Lynda, além da variedade com quase 20 mil opções diversas é possível escolher por níveis, ou seja, a plataforma dispõe de cursos desde iniciantes, intermediários até o estágio avançado, todavia, podemos selecionar o que mais se encaixam ao nosso perfil de habilidades.

lynda

Outra praticidade do portal é que existem cursos que são divididos por aula/hora, então, conseguimos saber exatamente a duração de cada tutorial antes mesmo que comecemos a assisti-lo, nos possibilitando de uma programação na nossa agenda e nos prepararmos para os estudos.

O lado não tão positivo da plataforma ainda, é que a maioria dos cursos são em inglês, já existe um piloto dos cursos em outros idiomas, os mais recentes foram testados na Língua Espanhola, quem sabe os cursos mais procurados também sejam disponíveis na Língua Portuguesa.

Mas, não desanime, pois se você entende pelo menos um pouquinho da Língua Inglesa já ajuda muito, pois não se esqueça que a maioria das aulas virtuais são dinâmicas e práticas, então dá para seguir tranquilamente o “step by step”, além de ser uma excelente oportunidade para você dar um “up grade” no seu inglês, pois os cursos são legendados e o site tem um recurso de sublinhar as frases enquanto o Professor está explicando, nos facilitando na leitura das palavras e entendimento da pronúncia.

E por último caso você goste ou se identifique com algum Professor (método de ensino), você poderá segui-lo em outros cursos, assim como também fará amizades com outros estudantes e profissionais da área escolhida, aumentando as suas chances de networking.

Não tem desculpa para dizer que não sabe fazer algo específico ou não teve a oportunidade de estudar, pois o site Lynda tem todos os cursos que você pode imaginar, e você começa não sabendo de nada e de repente se torna um especialista, pronto para encarar o mercado de trabalho.

Qualquer curso que você tenha extra, quaisquer habilidades diferentes, entra naquela categoria do “diferencial” e não se esqueça que ter essa referência de experiências vividas é fundamental em nosso CV. Eu super recomendo este ou qualquer outro Portal de cursos e-learning, tanto os nacionais quanto os internacionais, o importante é não ficar parado!

Vamos rechear os nossos currículos e a nossa mente com informações novas e muito aprendizado, tudo agrega em nossas vidas!

Keep calm & keep learning!

Share.

About Author

Formada e pós-graduada na Administração Hoteleira, tem Mestrado em Gestão de Serviços, é blogger, especialista em Social Media e HR Digital na Europa e Brasil.

Leave A Reply