Quer começar o ano brilhando profissionalmente? Dominar a arte das reuniões é uma ótima e simples maneira para isso

0

Ano novo começando, novas tendências despontando e aquele sempre boa e velha vontade de fazer coisas novas e diferentes para termos um ano melhor recheia nossa mente, não é mesmo? Ainda mais depois de vivermos um ano complicado como 2016, a vontade é de entrar em 2017 com o pé direito e cheio de energia para marcar o território e mostrar nosso valor.

2016 vai servir para nos lembrar que quando a coisa aperta, até mesmo aqueles profissionais que entregam o que é esperado e suam a camisa o tempo todo podem ser cortados, mas com certeza são a última opção. Primeiro sempre vem quem não está desempenhando bem sua função e/ou não conseguiu se conectar com a empresa. Por isso, meu primeiro texto para 2017 é sobre um dica de como uma simples atividade pode te ajudar a subir a sua régua de qualidade profissional e ser percebido na empresa como alguém que tem algo a adicionar à companhia. O tema é “reuniões” e a dica fica em como organizar e gerir melhor as suas.

Antes de mais nada, caso você ainda não tenha entrado de vez no mundo profissional, vale dizer aqui que o ambiente de negócios adora uma reunião. Se você não souber controlar e se organizar, será engolido por uma enxurrada de reuniões que não te agregaram em nada, tomarão o seu tempo e prejudicarão o seu desempenho. Por isso, é muito importante saber definir quais reuniões são relevantes para você e, depois de marcar ou aceitar uma reunião, como gerir melhor o tema e o tempo. Agora que o ambiente foi melhor desenhado, vamos as dicas de como aproveitar melhor as reuniões!

  1. Entenda se o tema é relevante para você e sua participação agregará algo de valor na discussão.

O primeiro passo é entender, assim que você recebe um convite ou quando alguém te propões marcar uma reunião, se realmente faz sentido separar um momento da agenda dos envolvidos para debater o tema e se sua presença irá agregar algo a essa discussão. Muitas vezes, os assuntos tratados em reuniões poderiam ser resolvidos indo até a mesa do colega e falado por 5 minutos e, nessa conversa, ter descoberto que deveria ter falado com outra pessoa.

2. Após agendar uma reunião, monte uma agenda do que será discutido.

As reuniões acabam falhando muito por conta da falta de concretude no tópico a ser trabalhado e no tempo destinado a cada assunto. Preparar uma pauta antes, com os tópicos a serem trabalhados, quem irá liderar a discussão e quanto tempo teremos para cada assunto te fará destoar dos demais e sair das reuniões com todas as informações que precisava (as vezes com muito mais!).

3. Após a reunião ter terminado, revise o que foi discutido, quais foram os pontos trabalhados, os acordos feitos e as ações pendentes.

Isso é importante porque tudo que é essencial para o seu projeto ou trabalho deve estar documentado para não se perder. Então, crie o hábito de, ao terminar a reunião, revisar sozinho o que foi discutido, acordado e quais as próximas ações. Depois, documente isso em uma ata e compartilhe com os participantes da reunião para que todos tenham acesso e estejam a par do que foi definido e do que se é esperado para o próximo encontro. Dessa maneira você garante foco nos prazos e resultados e, novamente, se destoa da grande maioria das pessoas.

Esse foi um compilado muito rápido de dicas simples que podem te ajudar a subir a régua um pouquinho esse ano e brilhar mais para a empresa. Sempre tem mais a ser feito, mas lembre-se, na maioria das vezes, o que te faz crescer e chamar atenção para o seu trabalho é algo simples e rápido, por isso os demais não dão tanta atenção. E é exatamente por conta disso que essas atitudes simples te farão brilhar ainda mais.

Share.

About Author

Busco a simplicidade no complexo e vice-versa. Em tudo. Sempre. A unicidade (seja na visão ou na aplicação) me instiga/provoca, incessantemente, a desvendar um par, um oposto, uma contradição ou, até, um "ponto de fusão". Seja para complicar, seja para simplificar. O que seria da vida com um só ponto de vista?

Leave A Reply