Testamos o Affinity Designer (e o Illustrator que se cuide)

0

No último dia 30 de julho, a Serif Labs disponibilizou uma versão beta do Affinity Designer, e o melhor: essa versão de teste é gratuita. Para ter acesso ao software basta fazer um cadastro simples no site. Em seguida, você receberá um link para realizar o download do programa (seu PC precisa rodar com 64 bits do Windows 7 ou superior). O lançamento da versão final está previsto para o final do ano.

Para aqueles que não sabem do que se trata, eu explico: a Affinity é uma família de softwares de edição criada para Mac, lançada em 2014. Sendo o Affinity Design uma alternativa ao Adobe Illustrator assim como o Affinity Photo é para o Adobe Photoshop. Porém, após o sucesso dos programas (Photo foi eleito pela Apple como o melhor aplicativo Mac de 2015 e Designer o vencedor do prêmio Apple Design Awards de 2015), os desenvolvedores decidiram disponibilizá-los para Windows.

Até eu que sou mais bobo faria o mesmo, considerando que 89,79% dos desktops do mercado utilizam o Windows, de acordo com o Net Market Share. A empresa só tem a ganhar com a disponibilização dos programas para o sistema operacional do Bill Gates. Enfim, vamos às minhas impressões sobre o programa:

Logo de cara gostei da interface do Designer, boa parte das ferramentas usuais em programas de ilustração vetorial (alinhar, mesclar, combinar, transformar) são de fácil acesso.

picture_01
Para aqueles que estão acostumados com os programas da Adobe, não há muitas surpresas, nem mesmo nos atalhos. Muitos são idênticos aos utilizados no Illustrator. O que impressiona é a capacidade de zoom, é possível ampliar mais de 1.000.000% (É MUITO ZOOM, VCS NÃO ESTÃO ENTENDENDO).
A grande vantagem está no preço, o programa pode ser comprado por U$ 49,99, com direito a atualizações futuras. É uma taxa única, diferente das assinaturas mensais disponibilizadas pela Adobe.

Agora o que nos resta é esperar o lançamento oficial. A versão para Windows do Affinity Photo também está em processo de desenvolvimento e a família tende a aumentar, o Affinity Publishing (alternativa ao InDesign) deve ser lançado em 2017. A Adobe que se cuide.

Ficou curioso? Conheça mais sobre o Affinity Designer.

Share.

About Author

Leave A Reply