Doses de empreendedorismo com Bruno Schwinn – CEO cervejaria Barco

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Nessa semana puxei meu banquinho, -com direito a cerva na mão-, para assistir a uma palestra sensacional na Perestroika em Porto Alegre, chamada Foi lá e fez. Dentre os convidados, tive o prazer de ouvir um pouco da história do Bruno Schwinn, criador da cervejaria Barco. Em 2011, Bruno decidiu largar tudo para virar empreendedor e realizar um grande sonho: trabalhar com cervejas artesanais.

Além de contar um pouco da trajetória da Barco até os dias de hoje, houveram coisas que ele só aprendeu tendo a real experiência.

Cinco lições de empreendedorismo que o só o seu próprio negócio lhe ensinou:

  • Vendas

Bruno decidiu trabalhar com cervejaria, seu público certamente não era o final. E agora, como vender? Como inovar  método de vendas de uma nova cervejaria artesanal no mercado? Sobre vender seu produto: “Vá pelo básico. Vá pelo tradicional. Não reinvente a roda”. Há várias outras maneiras de inovar no seu produto e muitas vezes ir pelo tentar algo novo em coisas simples e que dá certo como as vendas não funcionam.

  • Capital

“Tenha o mínimo de recursos necessários para sobreviver pelo menos seis meses de operação fraca”.  Organize-se para que você não coloque em jogo mais grana do que você realmente tem. Nos primeiros meses sempre será mais complicado, mas de qualquer forma sobreviva com o que tem. Vá aos poucos.

  • Orçamento

Com o capital que você investiu, saiba planejar e colocar no papel todos os seus orçamentos. Tenha o mínimo possível. “Funcionário tem que se pagar e precisa estar contemplado no orçamento inicial”. Saiba investir com o que realmente importa nos primeiro meses para que o capital possa girar da melhor forma possível. Analise o que é o mais importante naquele momento para a sua empresa.

  • Equipe

Começar “do nada” não é nada fácil. Apostar em algo que poderá vir a não dar certo é um grande medo, mas também um ato de muita coragem. Comece com uma equipe boa, que acredite na marca, no produto e no que ela poderá ser futuramente. Uma equipe básica de vendas e um financeiro sempre é uma boa opção.

  • Lucro

A ideia é empreender e realizar um grande sonho, mas não podemos esquecer da grana que virá por conta disso. Trace metas. No início será difícil: o capital será baixo, o lucro provavelmente nem aparecerá nos primeiros meses e mal seu negócio irá se pagar. Porém, “quanto tempo você está disposto a trabalhar de graça? E quando você vai começar a pensar em ganhar dinheiro?”. Tenha tudo isso planejado. Talvez demore, mas o dinheiro também terá que vir como o resultado do seu esforço.

Tenho certeza que essas lições são primordiais para quem quer empreender futuramente.

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A Cervejaria Barco nasceu em Porto Alegre e até o momento possui oito rótulos. Particularmente já tive o prazer de experimentar dois e são muito boas e muito leves.

Sucesso, Bruno. Sucesso Barco.

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About Author

Gaúcha, 23 anos. Estudante de Publicidade e Propaganda, vivo em São Paulo, mas amo o Rio de Janeiro. Comunicativa, adoro ter amigos perdidos em vários cantos do país. Viciada em redes sociais, gosto sempre de estar conectada com o mundo. Chega mais, vamos conversar ;)

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