O verdadeiro glamour da comunicação em São Paulo

0

Sou gaúcha e há nove meses moro em São Paulo. Como me dizem, agora que estou nascendo por aqui. Os paulistanos? Super receptivos, inclusive quem está na dúvida de vir, recomendo. Vim a trabalho, buscar novas oportunidades e quem sabe até começar a minha carreira profissional. O que tinha em mente? Um mundo glamouroso no mundo da comunicação: trabalhar em uma agência que já levou grandes Cannes, que tem trabalhos inspiradores na rua e tudo bem se eu ficar até altas horas da madrugada trabalhando. Não sei vocês, mas eu quando pensava em publicidade em São Paulo, exatamente assim.

Como uma recém nascida posso dizer: não é só isso. Não levem isso como um balde de água fria, nunca. O que quero dizer é que publicidade e comunicação não é o que vemos pelas ruas. É muito mais, e obviamente é o que me motiva todos os dias. A vida aqui é extremamente corrida. O sonho de trabalhar em uma grande e renomada agência continua e muitas vezes trabalho até tarde, mas hoje eu vejo que não é só isso. Com esse tempo em São Paulo, cheguei a conclusões que até então eram distantes de mim ou então eram significantes, mas que aqui pude ter a total certeza.

São elas:

Venda seu peixe contando história: não sejamos inocentes, a gente quer vender. E a venda não acontece mais como antigamente. Hoje, o nosso dia a dia vende. E é isso que precisamos colocar em pratica: contar histórias reais cada vez mais palpável do nosso dia a dia para que essa venda seja feita da forma mais sutil possível.


Tenha insights da vida real:
Como conseguimos chegar mais próximos do real? Vivendo. Aqui em São Paulo, muitas coisas acontecem a todo o tempo e o que mais tento fazer é viver todas essas coisas. Uma hora ou outra essa vivência toda aparece em uma reunião de brainstorm e pode ser a salvação. Além disso, diversas referências que passam despercebidas pelo nossos olhos. O que devemos fazer é olhar o comum de uma forma diferente.

Se parar de estudar, você será apenas mais um: não só aqui em São Paulo, mas em qualquer lugar. O que acontece é que aqui a cidade suga de tal forma que talvez o tempo para os cursos, estudos, pós ou mestrados sejam cada vez mais adiados. A vida aqui é corrida sim, mas se você se deixar levar por isso, vai ficando cada vez mais pra trás.

O glamour não é trabalhar até tarde: engana-se quem acha que ficar sexta-feira até 23h na agência seja um orgulho para todo publicitário paulistano. Todo mundo queria mesmo é estar no bar, bebendo. Tire essa ideia da cabeça de que quantas mais horas de trabalho, mais resultado trará para seu job.

Cannes não é o mais importante: apesar de sonhar com um na estante da minha casa, talvez ele não seja a maior das prioridades. O que aprendi aqui em São Paulo é que o reconhecimento do trabalho n”ao está somente em um leão, mas sim na diferença em que seu trabalho faz na vida das pessoas de uma forma simples e passando a mensagem que lhe foi prometida: de uma forma leve, informativa e relevante. Isso é uma das coisas mais gratificantes da vida.

Ache o seu hobbie, sua inspiração: por último e não menos importante, para se ter uma vida mais saudável em uma cidade de pedra superlotada, tire pelo menos uma hora do seu dia para fazer coisas que possam fazer com que você se desligue completamente da sua rotina, como exercícios físicos, caminhadas ou até uma boa leitura. Isso também é uma boa forma de colher bons frutos de inspiração.

Por fim, falo que São Paulo é uma cidade de todos e para todos. E acredito todos nós possamos fazer a diferença da sua forma. Há muita coisa por trás da comunicação e publicidade e que qualquer pessoa possa fazer da sua forma, no seu contexto.

Mas e aí, qual o verdadeiro glamour da publicidade em São Paulo? Estar sempre em movimento.

Share.

About Author

Gaúcha, 22 anos. Estudante de Publicidade e Propaganda, vivo em São Paulo, mas amo o Rio de Janeiro. Comunicativa, adoro ter amigos perdidos em vários cantos do país. Viciada em redes sociais, gosto sempre de estar conectada com o mundo. Chega mais, vamos conversar ;)

Leave A Reply