Você acredita em coincidência?

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Quem nunca teve uma grande ideia e vinte minutos depois a encontrou em algum anuário, site ou portfólio me diga como se faz, por favor.

É comum acontecer isso na nossa profissão. Para se manter criativo, ver o que o mercado anda produzindo, as tendências e até desafiar o seu trabalho, procuramos referências dentro da própria publicidade lembrando que nem só de publicidade vive o publicitário, mas isso é outro post.

Todo mundo faz isso. Seja os grandes criativos do mercado em festivais no mundo todo ou estudantes vasculhando sites de festivais do mundo todo. Nessa passagem entre faculdade e agência isso é o que mais acontece. Mais aprendizado do que se fazer e como fazer do que qualquer outras coisa. Sem falar que tem aquela frase-mor, nossa que peça fudida, de sempre.

Voltando ao problema da grande ideia, quero deixar uma reflexão que me ajuda quando isso acorre. Ao encontrar uma ideia executada pelo coleguinha antes de você sequer abrir o Word ou o Photoshop lembre-se: nesse momento você está em uma estrada ao lado dele e precisa ultrapassá-lo e continuar viagem, aí o que vier depois disso vai ser com certeza algo novo. Uma estrada de ideias que ninguém chegou ainda.

Mas o que acontece quando você persiste nessa ideia que alguém pensou e fez antes? Exatamente idêntica. Igualzinha ou com pouca variação. Como é que fica? Você não sabia? Pensou ter visto algo antes, mas não tinha certeza e foi mesmo assim?

Se você está tentando entrar no mercado com peças parecidas ou iguais a de alguém tenha certeza que quem ver a sua pasta vai apontar o dedo com a mão na boca e cara de horrorizado e dizer. Isso não ganhou Cannes esse ano? Outra dica: continue a pesquisar referências e a pisar fundo na estrada. Vai acabar o combustível. Vai esquentar e até fundir o motor, mas você não vai passar por esse dedo na sua pasta e depois da sua cara.

Agora, como é que fica quando isso acontece no mercado?

Foi o que eu me deparei na semana passada. Encontrei essa peça bacana aí de baixo.

Campanha de impressão criada para lançar o novo conceito de Supradyn (2012).

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E sem brincadeira, vinte minutos depois, essa.

Campanha da agência argentina Sushi Agencia Creativa para Kraff Optical (2015)

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Coincidência?

Difícil dizer com certeza. Você fica naquela dúvida e sem saber o que realmente aconteceu. Diferente da galera do Joe La Pombe. Um blog que vive somente para encontrar essas coincidências do mercado publicitário mundial. E mais, tirar um sarro em muito dos casos. Vale a pena dar uma olhada depois daquela sua grande ideia, não vai levar mais que vinte minutos. Vai que um, dois ou três criativos tiveram ela antes. E, claro, sempre ir o mais longe possível na estrada, sempre.

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About Author

Redator publicitário, 25 anos. Viciado em tentar ser engraçado e patinador de final de semana. Amante de bons filmes e bons livros. Daquele tipo de pessoa que fala mais que a boca e escreve quando não dá para fazer o anterior.

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