#PratoDoDia: Cantinhos da Inspiração

0

Inspiração é algo que não respeita nem a própria vontade dela, praticamente um bebezão mimado. Não tem hora e muito menos lugar, mas quando pede pra você levá-la pra passear, deixe tudo preparado: bolsa, caderno, blocos, meia duzia de canetas, lápis, computador. Carregue-a pelo braço e vá criar, filho!

E pra ajudar nossos parceiros de bar, puxamos uma mesinha, pedimos um breja e escrevemos os melhores lugares para vocês se sentirem inspirados, em algumas capitais brasileiras. Mais uma vez, a conta é nossa!

  • São Paulo: café, cigarro, breja e moleskine

Casa das Rosas:

Se estar cercado de rosas e árvores te faz criar, Casa das Rosas é o lugar perfeito pra que saia versinhos e ótimas sacadas publicitárias que farão subir seu portfólio. Além de ter um museu com acervos literários e revistas, você ainda tem um café ao fundo com mesinhas prontas para apoiar suas folhas. E aos fumantes, o ambiente é liberado pra acender o cigarro de casa ideia.

Endereço: Av Paulista, 37, Paraíso. Estação de metrô: Brigadeiro

Casa das Rosas | SP

Casa das Rosas | SP

CCSP:

Centro Cultural de São Paulo. O nome já diz tudo: o lugar descreve a arte e a cultura. Espaço que abrange shows, treinos de dança, bibliotecas, lojinhas e mesas com xadrez estampado. Aos escritores, tem um terraço à luz do sol que fica aberto. Leve sua toalha, sente nela e deixe o vento escrever em seu moleskine.

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. Estação Vergueiro

Centro Cultural de São Paulo | São Paulo

Centro Cultural de São Paulo | São Paulo

Largo Da Batata:

Se o que te faz criar ótimas campanhas é o movimento com um toque de cinza, o Largo da Batata está lá te esperando com banquinhos a sua espera. Escreva e sinta o vento vindo de Pinheiros e da Faria Lima.

Endereço:  Av. Brigadeiro Faria Lima c/ Rua dos Pinheiros, Pinheiros. Estação: Faria Lima

Largo da Batata | SP

Largo da Batata | SP

Starbucks – Alameda Santos c/ Campinas

Os amantes do fast café e que gostam de escrever, sabem como é a magia dessa franquia. Alguns horários o local fica lotado, mas o segredo está sempre às 15:30 de qualquer dia. Dependendo do que você quer escrever, o ambiente e uma boa playlist ajudam na criação. Se sua criação for algo mais descontraída, peça um frappuccino e sente lá dentro; nos headphones, coloque um folk e seja feliz. Se a criação for mais íntima, vá aos domingos, lá pelas 19:30. Peça um tall americano, sente lá fora, coloque seu cachecol em dias de frio, coloque Mon Nom de Amarante no fones e escreva o que seu coração quer falar. Sinta as árvores do Jardins.

Endereço: Rua Alameda Santos c/ Rua Campinas, 1054, Cerqueira César. Estação: Trianon Masp

Alameda c/ Campinas | SP

Alameda c/ Campinas | SP

 Urbe bar café:

nesse lugar nada fica em caixa alta. mesmo depois dos pontos. com sucos diferentes, cafés do mundo todo e um belo toast de brie. espere pelo seu lugarzinho na varandinha e escreva olhando à rua augusta. o cigarrinho faz parte, só que precisa levantar pra fumar. enquanto você fuma, olhe em volta e deixe as ideias fluírem como um jogo de baralho. o banheiro é cheio de poeminhas  escritos pelos visitantes. o atendimento? de primeira. e você ainda fica brother dos caras, que na terceira vez já sabem o que você vai pedir.

Endereço: rua antônio carlos, 404, bela vista. estação: consolação.

 Urbe bar café | SP

Urbe bar café | SP

Tea Connection:

Se o seu lance é chá, bolinhos ou pratos saudáveis, o Tea Connection te deixará inspirado. Peça um Orange Power e sente no terraço. Os girassóis que enfeitam a mesa farão com que você escreva roteiros de verão mais gracinhas da temporada.

Endereço: Rua Lorena, 1271, Jardins.

Tea Connection | SP

Tea Connection | SP

  • Porto Alegre: chimas, redenção, frio

Padre Chagas:

Decidi vir até aqui e descrever para vocês: Rua parcialmente arborizada, com bares, cafés e pub’s. Sento-me em uma cafeteria. – Um expresso, por favor.

Observo na volta, algumas senhoras tomando ao chá das 16hs. Na mesa seguinte, um casal de jovens que acaba de chagar no celular, provavelmente fazendo check in. Há também um grupo de jovens fazendo happy hour, com cervejas, petiscos e jogando conversa fora. E eu aqui, com meus fones, observando e atropelando minhas ideias umas nas outras. Gosto de lugares diferentes, movimentados e com aquele blá blá blá ao fundo das minhas músicas

Lugar agradável. Calmo. Mas movimentado. Padre Chagas é um lugar super legal para quem preza paisagem e não dispensa um bom café para escritas e alguns insights alheios. Para o trabalho e para a vida.

Padre Chagas | Porto Alegre

Padre Chagas | Porto Alegre

Cafeteria da Fundação Iberê Camargo:

Alugar uma bike no Gasômetro, pedalar pela avenida Beira-Rio, observar o sol brilhando acima do Rio Guaíba (que geograficamente é um lago mas, para os íntimos, é e sempre será um rio). Curtir o vento na cara. Ver gente de todas as idades andando de skate, patins, bike, correndo com seus cachorros e pensamentos, felicidades e tristezas. Largar a bicicleta em frente à Fundação Iberê Camargo, atravessar a rua pela passagem subterrânea, visitar as obras fixas e as convidadas e ser arrebatado por um pensamento de inveja por não ter sido você a criá-las. Descer as escadarias do museu, abrir a porta de vidro, pegar uma mesinha no deck a céu aberto e pedir um café ou cerveja ou qualquer outra coisa para bebericar. Ver pessoas parando do outro lado da rua para descansar de sua corrida ou simplesmente bater um papo entre uma parada e outra. Se o sol estiver se pondo, ainda melhor.

Entre o mar de coisas que poderiam passar por sua cabeça; entre as ideias para o próximo livro, post, anúncio ou reportagem; entre a vida e a morte, o urbano e o campo; entre o amor e o Tinder; você percebe que, às vezes, não precisamos de mais tempo, mas apenas de menos mundo. E contemplar aquela vista é um dos melhores impulsos que conheço pra isso.

Cafeteria Iberê Camargo | Porto Alegre

Cafeteria Iberê Camargo | Porto Alegre

  • Salvador: calor, tropicália, brasil

Rio Vermelho

O bairro mais boêmio de Salvador é também um dos mais surpreendentes. Com os melhores barzinhos da cidade, lá você encontra de tudo e de todos. Todos os estilos unidos num só lugar em noites quentes e sensacionais. Axé, rock, jazz, blues, forró, mpb, R&B, eletrônico… Lá você encontra realmente de tudo. Dentre os destinos musicais mais procurados, podemos citar a Pink Elephant, sucesso entre os jovens e adultos que buscam por batidas eletrônicas. Tem o Red River e seu forró no dia de domingo, o Irish Pub e todos os covers de rock, jazz e blues. O Boteco Marina e seus sambinhas marotos, o Zen Dinning e suas baladas sertanejas, o Twist Pub com sua diversidade musical e A Borracharia, unindo tribos, pessoas e sentimentos ao som sensual da música R&B.

Lálá Multiespaço - Rio Vermelho | Salvador

Lálá Multiespaço – Rio Vermelho | Salvador

Jam no MAM

O Museu de Arte Moderna da Bahia é o cenário ideal para os mais lindos espetáculos do sol ao se pôr. Um dos pontos mais altos e bonitos da cidade traz toda beleza, sensualidade e calmaria do jazz e suas nuances. O Jazz no MAM reúne todos os sábados centenas de pessoas que vão em busca de boas músicas, conversas e experiências, tudo isso com um visual de tirar o fôlego.

Museu da Arte Moderna | Salvador

Museu da Arte Moderna | Salvador

  • Beôzonte: pão de queijo, cafézinho e amor.

Praça da Liberdade ou Praça da Diversidade é um dos pontos mágicos de beôzonte. Se você nunca foi a BH, deveria ir e se você já foi, com certeza gostou desse ponto! O entorno da praça é tomado por várias casas culturais, que vale e muito, uma parada em cada lugar. Além é claro, das pessoinhas que frequentam por lá, que vai desde trabalhadores em suas correria do dia-a-dia a adolescentes naquela “fase” que você já deve saber. E caso queira dar um chego ali na Savassi e conhecer uma das melhores noites de beôzonte, é só dar uma subidinha. Aproveite o passeio e passe lá no Café com Letras.

Praça da Liberdade | BH

Praça da Liberdade | BH

O Instituto Inhotim é aquele cantinho verde beeeeeem verde e inspirador, pode ter certeza! Não tire um dia, mas sim o final de semana in-tei-ri-nho, para conhecê-lo. Não esqueça o seu bloquinho, caneta, notebook e uma companhia que seja bem especial. Afinal, nada melhor que um bom papo, em um lugar lindo, não é!? Obs: beba uma cervejinha e faça vários amigos minheirinhos, ok?

Instituto Inhotim | BH

Instituto Inhotim | BH

 Se você também tem seu cantinho inspirador, conte-nos nos comentários 🙂

Share.

About Author

Leave A Reply